segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ARACAJU! AGORA, É A VEZ DA DIREITA...



Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
 
É o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos, conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; e a institucionalização da liberdade.

As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.


Pois é, Aracaju, uma cidade considerada ideologicamente como centro- esquerda, elegeu após longas décadas, um politico de direita.

O que demonstra o enfraquecimento do PT e dos partidos da sua base aliada.

Os termos "direita e esquerda" surgiram durante a Revolução Francesa, e indicavam onde os diferentes grupos que compunham o governo revolucionário, Jacobinos e Girondinos, sentavam no parlamento.


Hoje a conotação é um pouco (mas não muito) diferente. Geralmente a direita privilegia o desenvolvimento econômico como forma de crescimento do país, ou seja, privilegiando o grande capital, seja ele nacional ou internacional, de crescer e gerar empregos e renda. O Estado (e quando eu digo Estado me refiro ao aparelho estatal de um país, e não a uma unidade da federação), portanto, deve ser um mero regulador da política econômica desenvolvida, não devendo interferir nos setores centrais da economia (daí vem a idéia de Estado mínimo, que é o de vender todas as empresas estatais de um país para manter o mercado livre, e as privatizações das estatais durante os governos Collor e FHC são fruto desse pensamento).

A esquerda afirma que esse crescimento é falso, ou seja, ele pode até gerar riquezas, mas elas não são distribuídas igualmente. Na prática essas riquezas permanecem acumuladas nas mãos de poucos, o que é conhecido como "concentração de renda". A esquerda pensa a função do Estado, portanto, como uma espécie de "Estado de bem estar social", que é quando o Estado assume a função de garantir a seus cidadãos condições de vida, garantindo os meios de que o cidadão possa adquirir os bens necessários para viver. Essa garantia pode vir através de programas de distribuição de renda, ou coisa parecida.

É claro que não é só isso, tem muita coisa envolvida em política e economia que é por demais complicada  se explicar em poucas linhas, mas esse é o panorama que essas diferentes vertentes políticas assumem hoje no Brasil.
 
Mas porque razão, a eleição de um governo de direita em Aracaju?

1- O enfraquecimento politico de Déda, através da sua postura decepcionante para categorias profissionais como policiais e professores, que constituiam sua principal plataforma eleitoral.

2-  A" zona de conforto", o PT e sua base aliada acostumaram-se com o poder, e deixou de atender as expectativas da população.

3- Áreas como saúde e segurança pública foram mal administradas, no decorrer, dos últimos 02 anos.

4-  Ausência de lideranças fortes politicamente dentro do partido e da base aliada.

5-  Os partidos de centro-esquerda e a sua base vincularam a sua imagem apenas ao governador Marcelo Déda, que tornou-se a liderança de esquerda principal no cenário político local, da mesma forma que a sua ascensão foi a ascensão dos partidos  de esquerda e sua base, a sua queda tem efeito diretamente proporcional.


As lições que tiramos desse processo eleitoral, é que o povo, não é burro! E tem visão estratégica suficiente para buscar o que é melhor para a sua cidade, estado, país e nação.






Fontes: http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/what.htm
            http://noticiaserranahoje.blogspot.com.br/2012/03/valadares-fala-da-crise-do-governo.html
            http://www.cut-se.org.br/destaques/16/governo-deda-tem-sido-extremamente-perverso-com-o-movimento-sindical-avalia-dudu
            http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=129469
            http://capitaomano.blogspot.com.br/
http://sinpolsergipe.org/noticia/279/sinpol-sergipe-manifesta-repudio-a-acerto-entre-governo-e-empresarios
http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=149323